Wednesday, November 19, 2008

Postcard, Cartes Postales, Postales: os postais e o design grafico no séc.XXI

Projectos artísticos e performativos com postais, postais publicitários e promocionais, postais high tech e interactivos, postais musicais... Não, não são os nostálgicos postais a preto e branco do século XIX e dos princípios do século XX, e nem sequer os kitsch cartões postais que perduraram ate aos anos 80, e nem os populares e estereotipados postais turísticos que ainda encontramos actualmente. Não, não, não, è uma outra coisa, são os postais de hoje. São os postais muito de hoje, se nos é permitida a expressão. Enfim, a frase que apresenta o catálogo Postcard, livro concebido pela francesa Agathe Jacquillat e pelo austríaco Tomi Vollauschek, fundadores da agência de comunicação visual Fl@33, sedeada em Londres, é talvez a melhor para resumir o seu conteúdo: A celebration of recent postcard design, this unique book showcases over 800 miniature works of art, specially created for a postcard-sized canvas: a must-have for avid collectors as well as anyone with a passion for graphic design.. Edições semelhantes, sobre flyers, revistas ou pins já eram frequentes nas estantes das livrarias dedicadas ao design, mas os postais, inexplicavelmente, não tinham sido até agora reunidos à panóplia bibliográfica sobre os instrumentos fetiche do design.
Este livro sem precedentes, que juntamente com o catalogo oferece 20 postais concebidos para o efeito por ilustradores, designers e artistas internacionais, surgiu em Setembro nas livrarias europeias: foi editado originalmente em língua inglesa (com a chancela da Laurence King Publishing) e posteriormente adaptado para o francês, o alemão e o espanhol. Com mais de 100 contribuições de artistas e criativos, Postcard é um singular trabalho de pesquisa que reúne diversas incursões em formato de postal, provenientes ora do mundo da arte contemporânea, ora do mundo da publicidade, do design. No site dos autores, eles próprios profissionais do design publicitário, estão disponíveis alguns extractos do livro, as imagens dos postais anexados ao catalogo, bem como outras informações relativas a esta pioneira inclusão dos postais no panorama do design gráfico contemporâneo.


Friday, November 14, 2008

Um postal por um segredo, no Royal College of Art


Uma das características do postal é a sua natureza de carta aberta, enviada sem envelope, imediatamente lida pelo destinatário mas também por todos os que cruzem o percurso do pequeno cartão. Ora, o RCA Secret, em Londres, contraria anualmente esta ideia, escondendo o verso de postais criados para a ocasião por artistas plasticos como Damien Hirst , Peter Blake ou a portuguesa Paula Rego. A edição do RCA Secret de 2008 começa hoje e é tambem a partir de hoje que estes postais semi-secretos, à venda no Royal College of Art pelo amigável preço de 40£, poderão ser vistos no website do evento. Mas, voltemos a sublinhar, os postais poderão ser vistos, mas só parcialmente : só a sua face é exibida; o seu verso, onde figura o nome do autor, será conhecido pelo comprador que o escolher, apenas depois de o adquirir. Desde 1994, que o RCA Secret se realiza na escola de artes londrina, contribuindo os lucros da venda destes postais de remetente temporariamente desconhecido para financiar artistas emergentes. Se o postal foi desde o seu aparecimento uma forma de democratização do acesso às artes plasticas, no RCA Secret esta dimensão dos postais tem a sua máxima performance, permitindo a qualquer pessoa adquirir e coleccionar obras originais, a um preço relativamente baixo. O único segredo é que, caso se pretenda comprar um postal ilustrado assinado por um artista em particular, dever-se-à conhecer muito bem o seu traço.

Thursday, November 6, 2008

O Postal Ilustrado nas Escolas (Braga - II)

Com mais este exemplo de que o postal ilustrado pode constituir um interessante recurso didáctico e promocional do património histórico de uma Escola, divulgamos hoje uma série de postais editados pelo projecto do Museu da Escola Secundária Carlos Amarante, em Braga (http://www.esec-carlos-amarante.rcts.pt/).

Os seus promotores realçam que a criação do Museu "surgiu da consciência da necessidade de por termo à degradação e à perda crescente do património bibliográfico, documental e material pertencente à Escola (que remonta a 1885)", herdeira da antiga Escola Industrial de Braga, por sua vez também ela depositária da pioneira Escola Frei Bartolomeu dos Mártires, um dos primeiros e grandes exemplos do Ensino Técnico no Norte do País.
O espólio acumulado resulta dos diversos cursos oferecidos ao longo da sua existência, como electricidade, artes e ofícios, desenho, costura e bordados, entalhador, comércio e outros que fizeram a história da Escola.
Da presente série realça-se a ilustração da moda parisiense de meados do Século XIX, a famosa publicação "La Mode ilustrée", que desde o início da década de 1860 foi a referência do que havia mais avançado no modo de trajar da Europa vitoriana e eduardina da época.

Monday, November 3, 2008

Quanto pode custar um postal ilustrado antigo?

Todocoleccion.net não será uma referência nova para coleccionadores, mas é, para quem se interessa particularmente por postais ilustrados, um lugar a visitar. Com registos que ultrapassam os 540 mil postais, este portal - que se dedica a divulgar e vender objectos de colecção - organiza os postais por lugares (continentes e países) e por temáticas diversas. Por outro lado, mostra-nos a imagem do postal e o respectivo preço, sendo inclusive possível fazer compras online.

[Postal Publicitário 'Viños y coñac Pedro Domecq]

Para além destas possibilidades, o portal é uma boa oportunidade para conhecer os preços deste tipo de objectos que, em alfarrabistas, pode ascender a algumas centenas de Euros. [O exemplar que aqui mostramos está à venda por 90 Euros.]