Projectos artísticos e performativos com postais, postais publicitários e promocionais, postais high tech e interactivos, postais musicais... Não, não são os nostálgicos postais a preto e branco do século XIX e dos princípios do século XX, e nem sequer os kitsch cartões postais que perduraram ate aos anos 80, e nem os populares e estereotipados postais turísticos que ainda encontramos actualmente. Não, não, não, è uma outra coisa, são os postais de hoje. São os postais muito de hoje, se nos é permitida a expressão. Enfim, a frase que apresenta o catálogo Postcard, livro concebido pela francesa Agathe Jacquillat e pelo austríaco Tomi Vollauschek, fundadores da agência de comunicação visual Fl@33, sedeada em Londres, é talvez a melhor para resumir o seu conteúdo: A celebration of recent postcard design, this unique book showcases over 800 miniature works of art, specially created for a postcard-sized canvas: a must-have for avid collectors as well as anyone with a passion for graphic design.. Edições semelhantes, sobre flyers, revistas ou pins já eram frequentes nas estantes das livrarias dedicadas ao design, mas os postais, inexplicavelmente, não tinham sido até agora reunidos à panóplia bibliográfica sobre os instrumentos fetiche do design.
Este livro sem precedentes, que juntamente com o catalogo oferece 20 postais concebidos para o efeito por ilustradores, designers e artistas internacionais, surgiu em Setembro nas livrarias europeias: foi editado originalmente em língua inglesa (com a chancela da Laurence King Publishing) e posteriormente adaptado para o francês, o alemão e o espanhol. Com mais de 100 contribuições de artistas e criativos, Postcard é um singular trabalho de pesquisa que reúne diversas incursões em formato de postal, provenientes ora do mundo da arte contemporânea, ora do mundo da publicidade, do design. No site dos autores, eles próprios profissionais do design publicitário, estão disponíveis alguns extractos do livro, as imagens dos postais anexados ao catalogo, bem como outras informações relativas a esta pioneira inclusão dos postais no panorama do design gráfico contemporâneo.
Este livro sem precedentes, que juntamente com o catalogo oferece 20 postais concebidos para o efeito por ilustradores, designers e artistas internacionais, surgiu em Setembro nas livrarias europeias: foi editado originalmente em língua inglesa (com a chancela da Laurence King Publishing) e posteriormente adaptado para o francês, o alemão e o espanhol. Com mais de 100 contribuições de artistas e criativos, Postcard é um singular trabalho de pesquisa que reúne diversas incursões em formato de postal, provenientes ora do mundo da arte contemporânea, ora do mundo da publicidade, do design. No site dos autores, eles próprios profissionais do design publicitário, estão disponíveis alguns extractos do livro, as imagens dos postais anexados ao catalogo, bem como outras informações relativas a esta pioneira inclusão dos postais no panorama do design gráfico contemporâneo.