Wednesday, January 9, 2008

Escrever posts sobre postais...

Pertencem talvez a um tempo em que a comunicação à distância se permitia também uma certa partilha íntima da caligrafia. São contemporâneos da imagem fotográfica. Estão quiçá para a história da escrita epistolar como estarão já os weblogues para a história da cibercomunicação. Os postais ilustrados compõem um universo extremamente rico de representações. Só na aparência eles poderiam ser considerados meios de comunicação marginais.

Estudá-los para uma reapreciação dos media tradicionais é o desafio a que nos propomos. Com este blogue vamos, por certo, escrever posts sobre postais! Vamos partilhar descobertas, curiosidades e, porque não, também exemplares de postais.

"Os postais ilustrados: para uma socio-semiótica da imagem e do imaginário" é, na verdade, o título de um projecto que, a partir da Universidade do Minho, estamos a empreender, para perceber como as ilustrações veiculadas pelo bilhete-postal contribuem para a construção do imaginário popular e de que modo permitem fazer o retrato sociológico das representações identitárias dos povos em diferentes regiões de Portugal.

Com os postais ilustrados, procuraremos, enfim, o prenúncio de formas de comunicar ditas pós-modernas... como esta, que é também por natureza uma forma de veicular mensagens pretensamente breves.

No comments: