(Em cima: postal ilustrado, presumivelmente datado de 1903 - ano no cabeçalho do jornal representado na face; Em baixo: micro-secção «Postal Ilustrado» na revista semanal Visão, a 23 de Agosto de 2007 - a introdução à secção é a seguinte: «Em tempo de mails e sms, a Visão recupera, este Verão, a tradição dos postais ilustrados. Pedimos a várias personalidades para escolherem um postal e o respectivo destinatário.»;)
Sejam os jornais no postal, seja o postal nos jornais, certo é que, com a distância de um século, as trocas entre estes díspares meios de comunicação ainda perduram.
O postal, meio de comunicação marginal e com uma forte componente privada (mesmo que a sua natureza seja a de uma carta aberta), e a imprensa, poderoso mass media (de caracter público), cruzam-se em ambos os casos apresentados. No princípio do século XX, as imagens de um meio de comunicação público davam 'rosto' a mensagens privadas (note-se que na época, não só o Diário de Notícias mas a imprensa nacional e a regional foram massivamente publicitados através de edições de postais semelhantes a esta). Em pleno séc. XXI, na revista Visão, são as imagens de um meio de comunicação privado que dão 'rosto' a uma mensagem pública.
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