Tuesday, August 26, 2008

Marie-Antoinette no cruzamento do DVD/vídeo com o postal ilustrado

O postal ilustrado impõe-se assim, definitivamente, para além da instrumentalidade do cânone. Isto é, para lá da função que justificou a sua génese postal, a reprodutibilidade do formato e do suporte permanece, relança-se e também obtém novos figurados. Por isso é inevitável (ainda para mais debaixo do prisma obsessivo da investigação) que estejamos constantemente a “tropeçar” nos mais diversos tipos de edições “postais”.

Embora o apelo de uma nova natureza digital auspicie a transformação radical e irreversível do postal ilustrado nos moldes com que até agora o convencionamos, reconhecível no formato e na finalidade comunicacional que, espera-se, há-de preservar, o postal ilustrado cartonado, qual arcaísmo dos nossos tempos, subsiste surpreendendo-nos nos contextos menos esperados.

É o caso da edição especial em DVD/vídeo do filme “Marie Antoinette” (Columbia Pictures, 2006) da realizadora Sofia Coppola, no caso também a guionista, que “inclui 6 POSTAIS EXCLUSIVOS do filme”, a completar a capa com a imagem coquette de Kirsten Dunst, a protagonista que assume o papel da célebre rainha de França, Maria-Antonieta (1755-1793) tragicamente guilhotinada durante a revolução francesa (1789-1799).



Neste particular apontamento o postal ilustrado desvia-se dos expectantes itinerários da correspondência epistolar, até porque o verso dos espécimes é cego, não convidando à escrita ou ao expediente do correio, funcionando assim a modos de um brinde promocional - “inclui 6 POSTAIS EXCLUSIVOS do filme” - da venda do DVD, como se de uma série de mini-posters se tratasse.

De facto, não passa despercebida a coincidência do formato da embalagem do dito suporte DVD (19x14cm) e o formato médio do postal tradicional. Na verdade desconhecemos se este recurso de marketing já tivesse sido antes usado. Todavia, não deixa de ser curiosa a semelhança da dimensão da embalagem padrão da generalidade dos suportes multimédia mais comuns e, particularmente, de toda a gama de imagens tipo que ilustram as suas capas, com a longa tradição imagética/formal que nos tem sido veiculado pelo postal ilustrado. Fica aqui o apontamento.





No comments: