Friday, October 3, 2008

Captain Francis Blake ?!

Será o famoso Chefe do M15 (serviços de contra-espionagem britânicos)?!
Uma das mais conhecidas personagens de banda desenhada de "As Aventuras de Blake & Mortimer", criadas pelo já falecido E. P. Jacobs?! É verdade que lhe falta o inconfundível moustache...

Não! Não! É somente um atractivo "micro-cartaz" a assinalar um evento académico, com a figura de António Oliveira Salazar. Esse sim, um personagem bem real, embora da mesma época, que serviu de mote ao postal ilustrado que divulgou o colóquio interdisciplinar Zonas de Contacto: Estado Novo / III Reich (1933-1945), Universidade do Minho, 3 de Outubro de 2008. Organização do Departamento de Estudos Germanísticos.
O exemplo de que o cartão-postal, com o seu potencial estético e comunicacional, pode representar na divulgação de eventos científicos.

2 comments:

Edward Soja said...

Olá.
Apresento-me. Eduardo Ferreira, licenciado em Geografia (UM) e melómano compulsivo.

Gostava de saber se poderá ser disponibilizada informação sobre a apresentação do professor Mário Vieira de Carvalho, cuja temática, além de sugestiva, me interessa bastante para um trabalho que tenho em mente.

Agradecido desde já.

Miguel Bandeira said...

Caro Eduardo,

Enquanto referenciador deste modo de usar o postal não tenho de facto ligação à organização do colóquio. Contudo, estando ligado à UM peço-lhe que contacte directamente a organização (Prof. Doutor Mário Matos do Departamento de Estudos Germanísticos (ILCH/UM) - matos@ilch.uminho.pt ou o próprio palestrante através da NET. Desconheço sequer se irão ser publicadas actas do evento.

um abraço Miguel Bandeira