Postais de Natal criados este ano por uma designer portuguesa*
Christmas Postcards created this year by a portuguese designer*
Depois de várias pesquisas nos motores de busca da Web, reforça-se de novo a ideia já aqui apresentada de que o cartão de Natal é ainda anterior ao primeiro postal, circulado na Áustria em 1869. Mas o postal, formato de correspondência enviado normalmente sem envelope, e que permitia enviar por um módico custo os votos próprios de uma quadra festiva a amigos e familiares distantes, associou-se desde logo à comemoração desta quadra e o cartão de Natal rapidamente tomou a forma de um postal. Hoje, o mais habitual é mesmo escolher uma sms mais ou menos estereotipada, formal ou humorística , e enviá-la em catadupa para toda a lista telefónica. Ou então, para quem prefere as ilustrações ao texto, há ainda a panóplia de e-cards animados , de mms natalícios, que declinam até à exaustão, como os postais o fizeram outrora, a iconografia e os símbolos da quadra festiva. De modo que o Natal não é hoje só uma época em que a iluminação pública das cidades, com todas as suas cores, formas e brilhos, está permentemente acesa, mas também uma altura em que os nossos écrãs (do telemóvel, do computador) dificilmente se apagam. Aos cartões e postais tradicionais oferecidos e enviados nesta época, resta-lhes a materialidade e a permanência como souvenir, que os faz mais próximos da prenda. E ainda, claro, o formato simples que os faz ser uma tela privilegiada para experimentar a criatividade de jovens designers e ilustradores... Um bom exemplo disto são os postais de Natal concebidos este ano por uma jovem designer gráfica portuguesa*, aqui reproduzidos.
After some researches in the web search engines, we reinforce the idea, which was already here presented, that the Christmas card appeared even before the first postcard, circulated in Ostrich in 1869. But the postcard, which is a correspondence format normally sent without envelope allowing to send good wishes during the festive season for a small price, has been soon associated with the celebration of the season and the Christmas card has soon become a postcard. Today, the more common is to choose a more or less stereotyped, formal or humoristic sms, and to send it massively to all the contacts list. Or, for those who prefers illustrations rather than texts, there’s also the panoply of animated e-cards, Christmas mms’s, which decline exhaustively, as postcards did it once, the festive season iconography and symbols. This way, Christmas today is not only a time in which the public lights of the city, with all their colors and brightness, are permanently turned-on but also a time in which our screens (cell phone, computer…) are rarely switched off. Concerning cards and traditional postcards offered and sent in this season, there’s always their materiality and their permanence as a souvenir that make them closer to gifts. And postcards are also, of course, because of their simple format, a privileged canvas for experimenting the creativity of young designers and illustrators. A good example of this is the Christmas cards conceived this year by a young Portuguese graphic designer*, here exposed.
*A identidade e os contactos da designer gráfica foram removidos deste post, a pedido da mesma.
*The identity and contact information from the graphic designer were removed from this post, at her own request.
No comments:
Post a Comment