Friday, December 21, 2012

Um gif(t) de Natal


Christmas gif(t) de Natal, por Kristian Andrews (http://www.christmasgifs.org/)



A propósito do Natal que se aproxima, e dos tradicionais postais de Boas Festas, ocorreu-me mencionar um 'website' de postais electrónicos (http://www.christmasgifs.org/) e um breve artigo sobre o tema, publicado hoje num conhecido periódico electrónico (http://p3.publico.pt/cultura/design/5871/postais-de-natal-nao-obrigado-agora-envio-um-gif).

Como é habitual, a questão da inovação é colocada nos termos "o novo substitui o velho", ideia que a experiência nos diz ser uma opinião simplista inscrita na ideia positivista de progresso. É mais do que provável a sua coexistência, e é bem possível que o 'velho' ainda ande por cá quando o novo for destronado. 

Dos exemplares disponíveis, escolhi o 'Christmas Gif(t)' concebido por Kristian Andrews. Mostra-nos o nascimento do Messias, que no actual contexto apocalíptico e para espanto de Maria se transforma num ser grotesco, à imagem do restauro do retrato de Cristo pela mão da "habilidosa" velhinha de Borja, que se tornou notícia e correu o mundo bem mais depressa do que a sua palavra.


No comments: