Sunday, April 12, 2015

Kawara’s Postcards no Guggenheim (NY)

When was the last time you sent a postcard?

Questiona-se Caitlin Dover, no Daily Mail, a propósito de “I got up”, uma das doze secções de ON KAWARA – SILENCE (Feb 6 – May 3, 2015, GuGG, NY), a derradeira e, talvez, a mais extensa exposição de On Kawara (1932-2014), proeminente membro da avant-garde artística japonesa, da Tokyo do pós-guerra, que morreu em dia impreciso no ano passado em Nova York a poucos meses desta ser inaugurada. A secção que nos reteve a atenção é constituída por uma vitrine e 16 painéis (rampe three) exibindo mais de 1 500 postais ilustrados, em dupla face, dos cerca de 8 000!, que o artista expediu sistematicamente ao longo de 11 anos, entre 1968 e 1979, aos seus amigos e conhecidos, entre os quais se encontravam alguns dos mais referenciados artistas da década de 1970, tais como Kasper König, Sol LeWitt, Lucy Lippard, e outros.


Kawara optou por usar o espaço do verso do postal ilustrado destinado à mensagem para carimbar a invariável, quão intrigante, mensagem: levantei-me às”, indicando rigorosamente a hora a que o fazia, geralmente por volta das 10:00 e as 11:00 A.M. Tendo somente terminado o projecto apenas quando perdeu o carimbo de borracha com que apunha suas mensagens.
Mais do que uma expressiva série tão recorrente do conceptualismo artístico da época, onde poderemos situar a sua obra, os cerca de oito milhares de postais ilustrados chancelados à alvorada de Kawara têm um alcance bem mais vasto, porque traduzem uma filosofia de vida. Diríamos mesmo, para além do sentido da arte, do abstraccionismo sistemático do método e da disciplina férrea que esta comporta, a produção/expedição diária de postais ilustrados, que chegou a compreender, ao longo de anos, o envio de dois espécimes no mesmo dia, é um desafio à nossa imaginação, ao próprio conceito de objecto artístico. As demais secções da presente exposição assim o confirmam. Além dos cartões postais (I Got Up, 1968-79), veja-se, o exemplo: das Date paintings, (Today, 1966-2013) uma elegia à referenciação cronológica a partir da inscrição de uma data (a branco) sobre um fundo de tela monocromático (vermelho, azul, ou cinzento); mas sobretudo, making maps (I Went, 1968-79), o mapeamento através de uma linha vermelha em plantas vulgares fotocopiadas (24 vol’s), dos múltiplos itinerários urbanos que percorreu pelo mundo, com coordenadas, dando conta precisa do lugar, do tempo e das relações pessoais que travou; mas também, o catálogo diário dactilografado (I Met, 1968-79), organizado em volumes encadernados registando as pessoas com quem se encontrava diariamente; ou mesmo, as compilações exaustivas, dir-se-ia, algo obsessivas (One Million Years, 1970-98) em que dois artistas deveriam proceder à leitura de um livro de 20 volumes, a anunciar as datas que permeiam os anos de 998.031 AC e 1.001.995. Mas também, a partir da colecção de outros suportes corriqueiros, como: álbuns de recortes de jornais (I Read, 1966-95); calendários (One Hundred Years, 1970-98); ou os cerca de 1000 telegramas que enviou entre 1969 e 2000 aos amigos, artistas e coleccionadores de arte, começando por anunciar, I am not going to commit suicide don’t worry”, tendo prontamente moderado para “I am still alive”… e outros modos ainda, de expressão comunicativa minimal repetitiva, que se impõem pela sua cadência, método, e persistência. Estamos certos, num processo que é ele próprio de pulverização do tempo.
Aliás, Kawara, de cuja vida pessoal se conhece muito pouco, deu-nos testemunho dessa reconceptualização do tempo, quando por sua iniciativa resolveu contabilizar a idade em dias, facto que levou D. Zwirner (2015) a estimar a vida do artista em 29 771 dias. De facto, ainda que o seu amigo, o artista Lawrence Weiner, atestasse que Kawara “era apenas uma pessoa normal”, a prática de trabalho uniforme, obsessiva e inalterável ao longo de cerca de quatro décadas, e de que a série “I Got Up” é prova evidente, deixa-nos essa inquietação perturbante sobre o modo como concebemos e usamos o tempo. Metáfora perfeita, como o próprio concebeu, para instalar nas rampas em espiral do Solomon R. Guggenheim Museum, de New-York, obra-prima projectada  Frank Lloyd Wright.



Daqui poderemos extrair duas considerações fundamentais. Por um lado, a definição de um conjunto de protocolos e regras auto-impostas, que nos dão conta da descrição, detalhada ao pormenor, da vida pessoal do artista, desde que este se levantava até ao deitar. O tempo, o espaço e todos aqueles com quem interagia. Ainda e contudo, a visão egocêntrica do artista feita acto comunicativo que, como convergem D. Buren e D. Duray (2015), pressagia o mundo actual dos mídia sociais, onde as pessoas documentam continuadamente os pormenores da sua vida diária, independentemente da sua banalidade, como numa página do Facebook, a maneira como passam os dias, os lugares onde vão, e as pessoas que encontram, para deixar um rasto de metadados diário da sua [nossa] existência. E que acrescentaríamos, tal como Kawara enviava postais ilustrados aos amigos a anunciar a hora e o local onde se levantava, porventura também nós, hoje, utilizaremos, não muito diferentemente, as redes sociais electrónicas para registar a nossa pegada digital quotidiana.
Por outro lado, o trabalho de On Kawara convoca-nos para a questão do objecto artístico na era da sua reprodutibilidade técnica, desde logo através de um dos seus lídimos sucedâneos, a fotografia convertida em postal ilustrado, que o artista explora hiperbolicamente até à exaustão. Isto é, o conceito estético da repetição levado até ao paroxismo. Aqui mais do que uso material do postal ilustrado como um suporte, ou fim em si mesmo, o sentido da própria arte consubstancia-se, sobretudo, no acto de envio postal e na cumplicidade dos destinatários que com ele interagiam. Perspectiva que nos permite invocar W. Benjamim (1936) perante a desvinculação da “aura” do objecto artístico, da sua condição de peça única e singular. On Kawara, com o seu labor disciplinado e preciso, ao qual, estamos em crer, não será também estranha a sua sensibilidade oriental de origem, estabelece um modo de trabalho interpelador. Embora assente em suportes banais de representação do espaço e do tempo, apresentados sob uma conjugada vastidão oceânica, como certamente reconheceria W. Benjamim, a obra resgata os valores tão caros à essência canónica do objecto artístico. Tal como ocorreu com a Pop Art, a partir do reordenamento dos objectos, sobretudo, pelo impacte plástico da imagem do seu conjunto, a obra adquire uma nova unicidade, torna-se singular pelo método e, finalmente constitui-se autenticamente verdadeira pela filosofia de vida que proclama. O valor do uso que damos ao nosso próprio tempo.
Por exemplo aquele pequeno gesto que, depois de percorrer a exposição de On Kawara, no faz pensar no conhecido vaticínio de que aquilo que fazes, por mais ínfimo que seja, projecta-se no infinito e na eternidade.

A propósito, Quando [é que] foi [mesmo] a última vez que você enviou um cartão postal?


MSMB, Abril 2015

No comments: