Praia da Barra, Colecção Fernando de Moraes Sarmento
“Um jardim à beira-mar plantado”, a expressão, com origem
num poema do séc.XIX escrito por Tomás Ribeiro, é usada amiúde para descrever Portugal. O postal, como o jardim, é uma espécie de miniatura de
paisagem, onde tudo é normalmente harmonioso, pitoresco e aprazível:
construções artificiais, ambos são uma espécie de recanto idílico do olhar,
onde se pode suspender a experiência de bulício, de desordem, de turbulência
que há no quotidiano das grandes metrópoles.
A produção científica dedicada ao postal ilustrado não era
até há algum tempo muito significativa mas a situação tem vindo a alterar-se
progressivamente nos últimos anos. A equipa que publica este blogue é um
exemplo e, pode dizer-se, uma importante referência, da atual investigação
nacional dedicada a este suporte fotográfico e velho meio de comunicação, tendo vindo a analisá-lo na perspectiva interdisciplinar
da semiótica e da cultura visual. Mas, claro, não abarca nela todos os esforços
científicos feitos ao nível do país para aprofundar o estudo do postal
ilustrado, até há pouco tão marginalizado nos mais diversos domínios
científicos. Assim, deixamos aqui algumas referências de trabalhos,
recentemente publicados, realizados no âmbito da antropologia, da história de
arte, da semiótica, que têm em comum uma preferência pelas representações de um
Portugal de algum modo idílico, ora
porque atravessado por barcos nas águas do Tejo, ora porque estendido nas
areias e nas águas da sua imensa orla marítima, ora porque pontuado por faróis
que espiam silenciosamente o mar revolto. Trata-se, poderíamos dizer, de um
Portugal que lembra a tal expressão popular do “jardim à beira mar plantado” e que
não deixa de evocar as heterotopias de
Michel Foucault. O investigador Carlos Robalo do Departamento de Antropologia
do ISCTE defendeu recentemente uma dissertação de mestrado, Paisagens trocadas: postais, olhares e memórias sobre a lezíria do Tejo. Por sua vez, no âmbito do II Encontro do CITCEM (Centro de
Investigação Transdisciplinar, Cultura, Espaço e Memória), realizado em Outubro
de 2011, e dedicado ao Mar, aos seus usos e representações, Vera Teixeira, mestre
e doutoranda em História da Arte Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade
do Porto, apresentou uma comunicação sobre A representação do mar nos postais ilustrados patentes no Arquivo Histórico do Porto. No mesmo contexto, Teresa
Costa, Mestre em Estudos Americanos pela Universidade Aberta e docente da Escola
Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, expôs um paper intitulado Faróis: iconografia postal da costa portuguesa.
“A garden
planted at the seaside”, which is an expression inspired in a XIXth century
poem written by Tomás Ribeiro, is often used to describe Portugal. The picture
postcard, as well as a garden, is a kind of landscape miniature, where
everything is usually harmonious, picturesque and pleasant: the postcard and
the garden are both artificial constructions, a sort of idyllic corners of the
gaze, where we can suspend the buzz, disorder and turbulence experiences of
everyday life in the great metropolis.
The
scientific research about the picture postcard was not very important some time
ago. Nevertheless, the situation has been gradually changing during the last
years. The research team who writes this weblog is an example and an important
reference concerning the national research devoted to this photographic device
and old medium and has been analysing
the postcard through the interdisciplinary lengths of semiotics and visual
culture. But, obviously, our work doesn’t cover all the scientific efforts
developed in this country in order to enrich the picture postcard study, which was
discredited as a marginal subject during so many years… So, let’s present here
some recent works from different fields such as anthropology, art history and semiotics,
which have in common their preference for the representations of some of the
most idyllic Portuguese landscapes: views of boats that cross the river Tagus,
views of the sand and the water of the endless seaside, views of the silent
lighthouses which spy the rough seas. We would say that they all chose Portuguese
landscapes, which remind us of the popular expression “a garden planted at the
seaside” and which could be compared to the Michel Foucault’s heterotopias.
Carlos Robalo, a researcher in the ISCTE Anthropology Department, has recently
presented his Master dissertation, Shared Landscapes: postcards, glances and memories of the Tagus marchland. In
October 2011, at the II CITCEM CONFERENCE
- THE SEA | Heritage, Uses and representations, Vera Teixeira, a Phd
student on History of Portuguese Art in the University of Oporto, presented a
paper about The representation of sea on the picture postcards from the Oporto Historical Archive. In the same conference, Teresa Costa, a master on
American Studies and a teacher from the ESHTE, talked about the lighthouses and the postal iconography.
No comments:
Post a Comment