Friday, February 1, 2008

Postcrossing: a volta ao mundo em bilhete-postal


«Tornar a caixa de correio uma caixa de surpresas»: é um dos primeiros intuitos do Postcrossing, um projecto internacional de troca de postais, criado em 2005, que conta hoje com perto de 40 mil membros de mais de uma centena e meia de diferentes países. O projecto, cujo autor é um jovem estudante português (Paulo Magalhães), actualmente residente em Xangai, permite aos membros receber postais de todas as partes do mundo: ao enviar um postal, de onde quer que esteja, o utilizador recebe também pelo menos um postal de um outro postcrosser, algures no globo.

Para participar, em primeiro lugar, o utilizador deve registar-se como membro: o seu perfil ficará assim disponível online, com dados pessoais e um mapa que o localiza geograficamente no globo. Depois a troca é normalmente aleatória: solicita-se ao sistema um endereço, envia-se um postal para esse endereço, regista-se o postal enviado no sistema Postcrossing e, a partir daqui, espera-se por um postal vindo do outro canto do mundo na caixa de correio (após registar o postal enviado, o nosso endereço será o próximo a ser fornecido pelo sistema a quem solicitar um).

Alguns dos postais recebidos (ao todo já foram recebidos perto de 900 mil postais) têm sido digitalizados e disponibilizados online pelos membros da comunidade Postcrossing.

1 comment:

Madalena Oliveira said...

É uma coisa bem engraçada esta do "Postcrossing". Fui espreitar. Gostei muito da ideia, sobretudo porque, se bem entendo, retoma um hábito muito simpático que é o de escrever ainda em papel e enviar correio que se toca. Além disso, tem qualquer coisa que lembra o invulgar interesse que nos despertavam os "pen friends"...
Registei-me e vou enviar um postal para os EUA! Darei notícias do postal que vier a receber...

PS: Não sei se será porque o mentor do projecto é português, mas não deixa de ser curioso que Portugal esteja no 6º lugar do ranking de países com mais membros associados a esta ideia...