Wednesday, February 20, 2008

O postal e o imaginário surrealista


(La Carte surréaliste, Première série, Vingt et une cartes, 1937, esq. nº1. Ampoule Contenant 50 c.c. d'air de Paris/Ampoule containing 50 c.c. air of Paris, Marcel Duchamp, dir. nº2. Poéme-Objet/Poem-object, André Breton in ALMEIDA, Bernardo Pinto de, 2007. Força de imagem, Porto: Campo das Letras, p.14/25)

Se o postal ilustrado tem uma velha e perene ligação com as artes plásticas, não será surpreendente que um movimento artístico como o surrealismo não se tenha esquecido do postal, meio de comunicação em idade de ouro na época e com preponderante importância no imaginário colectivo. La carte surréaliste é um conjunto de 21 postais editados em 1937 (um ano antes da Exposição Internacional de Surrealismo em Paris) por Georges Hugnet, membro do grupo surrealista, historiador do movimento dada, escritor, artista gráfico e cineasta francês. Nesta colecção de postais, cujo primeiro número é precisamente o postal com a fotografia do célebre ready made de Duchamp (acima apresentado), encontram-se reproduzidos trabalhos de artistas como André Breton, Max Ernst, Man Ray, Magritte, Dali, Miro, Dora Maar, e, claro, o próprio Georges Hugnet... Com papel rosa e uma capa azul onde figura o título da série, a rara colecção de postais integra actualmente o espólio do Museu Colecção Berardo, em Lisboa.

3 comments:

Pedro said...

Estimada colega,

Está a relevar um trabalho prodigioso, neste blog. Só é pena que não haja mais regularidade de posts, mas compreendo que o tempo livre não deve sobrar.

Quero-lhe deixar uma pista engraçada, e faço-o através do meu próprio blog:

http://slices-of-life.com/2007/08/28/say-it-worse-with-t-mail-its-the-home-of-tacky-postcards/


A pista é um site denominado "Tacky Postcards", onde poderá encontrar um bom repositório de postais (ilustrados ou não), que partilham uma característica em comum; mas prefiro que veja pessoalmente para não estragar a surpresa!

Vou adicionar este blog aos marcadores, e procurarei manter-me a par do seu trabalho. Caso encontre novas pistas relevantes, certificar-me-ei de a contactar.

Continuação de bom trabalho,
Bem haja!

Pedro said...
This comment has been removed by the author.
Maria da Luz Correia said...

Bom dia! Agradecemos imenso a sua atenção a este blogue. Fico contente que esteja a apreciar o nosso trabalho.
Aproveito ainda para lhe agradecer a referência aos 'Tacky Postcards'. É curioso que alguém se dedique a arquivar postais exclusivamente feios e que haja quem goste especialmente de os enviar.
As nossas melhores saudações:
Maria da Luz Correia