Quantas faces tem o postal?, deu vontade de perguntar. Os postais e as novas tecnologias, os postais e uma cartografia intima da cidade, os postais entre estratégia técnica e emoção estética – foram pelo menos três as faces apresentadas, pelos membros do projecto de investigação Os postais ilustrados: para uma sócio-semiótica da imagem e do imaginário, na edição de 2008 das Jornadas do Centro de Estudos do Actual e do Quotidiano (CEAQ), unidade de investigação da Universidade Paris Decartes – Sorbonne, em Paris. Os encontros anuais do centro de investigação francês dirigido pelo sociólogo Michel Maffesoli aconteceram desta vez nos dias 19 e 20 de Junho.
No dia 19, numa mesa dedicada aos Imaginários Electrónicos, Moisés de Lemos Martins, o coordenador do projecto , 'abriu' as Jornadas francesas, apresentando uma conferência intitulada Les images numériques s'imaginent l'archaïque - mettre en perspective les cartes postales. A comunicação, cuja autoria é partilhada com Madalena Oliveira, traçou o trajecto do postal na modernidade, desde a aparição da fotografia até aos e-cards, mms e posts nos weblogues de hoje. O postal foi perspectivado como cartão que cruza a imagem, as relações interpessoais, e a memória, sendo hoje assimilado pela cultura tecnológica. Na mesma mesa, Miguel Bandeira foi o porta-voz da comunicação Le village comme montage dans les labyrinthes de la mémoire, conferência que clarificou a relação do postal ilustrado com a cartografia imaginária da cidade. O geógrafo, que divide a responsabilidade desta comunicação com Helena Pires, tomou o exemplo da cidade de Braga e dos seus 'bilhetes' turísticos, concluindo a sua exposição com alguns esquissos, onde ao mapa da cidade sobrepunha as 'vistas' de Braga nos postais. Por fim, Maria da Luz Correia propôs os postais enquanto instrumentos publicitários e objectos de consumo, especialmente ligados ao domínio das artes visuais e da emoção estética. Esta ultima prestação, uma co-autoria com Moisés de Lemos Martins, tem o título de La carte postale rétro-verso: l’appropriation des images.
A importância do postal enquanto objecto de estudo tem sido largamente marginalizada (particularmente nas ciências sociais e da comunicação), resumindo-se a bibliografia existente a catálogos e selecções de âmbito regional ou nacional. A participação dos membros do projecto de investigação do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) no congresso internacional do CEAQ pôs em cena diversos caminhos teóricos e metodológicos na análise do meio de comunicação fragmentário que é o postal.
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