Friday, October 24, 2008

Nicolas Hossard, um sociólogo em face do postal

A recorrente pressuposição de uma escassez de estudos sobre o postal ilustrado no domínio da investigação em Ciências Sociais não é com isto refutada, mas ganha pelo menos uma boa excepção. Na contracapa do livro Recto Verso Les faces cachées de la carte postale, o seu autor é assim apresentado: Nicolas Hossard, docteur en sociologie, a consacré de nombreuses années à l'étude la carte postale. Spécialiste reconnu, il intervient régulièrement dans les médias sur ce sujet. Depois de ter concluído em 2004, na Universidade Paris Descartes, Paris V - Sorbonne (França), uma tese de doutoramento intitulada Recto-Verso. Lectures sociologiques des cartes postales, Hossard publica esta obra que traça uma análise do postal ilustrado, o objecto de consumo "com mais pontos de venda no mundo". O estudo, transmitido com uma clareza singular, é todo ele atravessado pelas temáticas do turismo e da correspondência. Ao longo de 200 páginas, Hossard apresenta uma incursão bastante diversificada em torno desse “morceau d’ailleurs” que é o postal, passando pela história do meio de comunicação, pelos usos sociais dele enquanto documento de correio e indo até a outras das suas funções, como a função comercial, publicitária, decorativa, documental, memorial, artística... As faces escondidas do postal correspondem, na perspectiva do sociòlogo, às vozes deste cartão de duas faces que ainda chamam ao seu uso num tempo em que o ruído de emails e sms's tende a silenciar as formas tradicionais de correspondência.

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