Friday, February 6, 2009

Quando o postal é a moldura: RCA Secret, Linden Postcard Show e PACE

Postal exibido e vendido no RCA Secret de 2008 criado pela artista plástica portuguesa Paula Rego   

 Hoodhead No.5 de Scott Miles, postal congratulado com o terceiro prémio do do Linden Postcard Show de 2008

see{k} de Tara Nicole Tonsor, um dos postais seleccionados e exibidos no Postcard Art Competition/Exhibition (PACE) de 2005


Nascido na 'era da reprodutibilidade técnica', o postal foi um dos primeiros suportes a reproduzir obras de arte e a popularizar o acesso a estas. Por outro lado, desde Marcel Duchamp com a série de postais “Rendez vous dimanche 6 février 1916 à 1h ¾ de 1'm après-midi” endereçados aos seus mecenas Arensbergs, passando pela eclosão da prática da mailart nos anos 60 com Ray Johnson nos EUA até aos dias de hoje, o postal passou a ser usado frequentemente como o suporte, o material e o próprio princípio orientador de singulares obras de arte. 

O RCA Secret, no Royal College of Art de Londres, de que já falamos aqui, é uma exibição de postais que recebe, expõe e vende postais criados por artistas como Paula Rego, Yoko Ono, Quentin Blake ou Tracey Emin. O Linden Postcard Show realiza-se anualmente no Linden Center for Contemporary Arts, em St Kilda na Australia – trata-se de uma competição aberta a artistas australianos que concorrem com trabalhos da fotografia, do design e das artes plásticas no formato do postal: os postais seleccionados este ano estarão renuidos, expostos e disponíveis para venda a partir de amanhã, naquela que será a 18ª edição deste evento. Curiosamente, quer o RCA Secret quer o Linden Postcard Show, ambos singularmente concorridos, representam para as instiuições que os promovem a fonte de uma boa parte dos seus fundos anuais. Finalmente, o PACE  é organizado pelo museu que detém uma das maiores coleccções púbicas de postais  do mundo: são os Curt Teich Postcard Archives do Lake County Discovery Museum, no estado de Illinois (EUA). Esta competição de postais norte-americana é bi-anual e este ano a sua 8ª edição aceita as propostas de artistas de todo o mundo até Julho (a exibição terá lugar em Outubro).

Porque é popular, porque se destina ao envio, porque tem baixo custo, porque tem um formato pequeno, porque pode ser acolhido em grande quantidade e em grande diversidade por uma mesma exposição – são várias as razões que fazem hoje perdurar o postal como um suporte artístico apetecível seja para a prática da arte a um nível alternativo, isolado e mais underground, seja para ser integrado  nas estratégias de instituições e museus de dimensão internacional.

No comments: