Wednesday, February 4, 2009

Do e-mail, e-card, sms, mms ao postal

Figura 1. Postal adquirido em Paris (França), em Janeiro de 2009 - na face, as várias fórmulas significam “À plus!”, isto é, “Até já!”

Figura 2. Postal adquirido em Paris (França) em Janeiro de 2009 - na face, a fórmula inscrita pode ser assim traduzida: "Na época da Internet, o postal faz Resistência"; no verso, lê-se uma pequena frase no canto superior esquerdo "Resister c'est parfois écrire", isto é, "Resitir é por vezes escrever". Este postal já foi reproduzido e comentado aqui no nosso blogue.

 

Meio de comunicação interpessoal, o postal foi em certo sentido um percursor das muitas ‘tecnologias comunicantes’ que hoje temos ao nosso dispor.  Por outro lado, estas tecnologias são vistas frequentemente como uma ameaça à continuidade do postal. Mas, certo é que o postal continua a ser vendido e que já não ignora nem os telemóveis nem a Internet nas suas edições. 

O postal da figura 1 é assim uma das versões de uma série de postais que imita o ecrã de um telemóvel bem como as ininteligíveis abreviaturas made in sms. O postal da figura 2, apresentando na face uma contraposição entre o postal e a Internet, refere-se no verso ao acto de escrever próprio de uma tradição epistolar que não conta com os ecrãs dos nossos computadores. O postal, que curiosamente pelo seu tamanho pequeno foi um dos primeiros meios de comunicação a precipitar abreviaturas e códigos de simplificação, é ainda hoje um importante sobrevivente da mensagem manuscrita bem como desse trajecto geográfico ‘real’ que é o envio por correio. 

 

No comments: