Combinando uma imagem massiva com uma mensagem manuscrita e singular, o postal foi um dos primeiros meios de comunicação interpessoais a fazer uso da hibridez de recursos. O postal multimédia, o DVD-postcard ou a D-carte na versão francesa, acrescentam à imagem e ao texto do postal tradicional, as imagens em movimento, a partir de um disco (CD-rom, DVD, ou Mini-DVD) incrustado no interior do cartão postal. Estes postais digitais podem encontrar-se cada vez mais frequentemente nas lojas de turismo e não será nada surpreendente que daqui a uns tempos se torne usual recebê-los em casa, seja através de amigos e familiares que gostam de expor mais longamente os seus destinos de férias, seja através da publicidade que nos presenteia quotidianamente com as suas inovações e a quem já não escapam as potencialidades dos postais multimédia.
À semelhança da incerteza que ainda hoje envolve a questão de quem foi o verdadeiro inventor do postal tradicional, também não se consegue saber ao certo quem foi o pioneiro do conceito do DVD-postal. As sucessivas pesquisas apontam para o croata Damir Maruscak, psicólogo e director da Janus Multimedia, que patenteou a criação do primeiro postal multimedia em 2001 (a World Intellectual Property Organization confirma-o). No entanto, em França a ideia da combinação do postal com um suporte multimédia é constantemente atribuída pela imprensa nacional a Claude Maidenberg, um jovem empresário e webdesigner - datam de 2005 as primeiras notícias on-line acerca da chamada D-carte.
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Mais informação sobre Claude Maidenberg e a d-carte aqui
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