Tuesday, December 2, 2008

DVD-postal: além da face e do verso

Stand de postais multimedia (postal com mini-dvd, neste caso) numa loja de souvenirs em Veneza, em Novembro de 2008. O preço destes postais era de 7 euros.
 

Combinando uma imagem massiva com uma mensagem manuscrita e singular, o postal foi um dos primeiros meios de comunicação interpessoais a fazer uso da hibridez de recursos. O postal multimédia, o DVD-postcard ou a D-carte na versão francesa, acrescentam à imagem e ao texto do postal tradicional, as imagens em movimento, a partir de um disco (CD-rom, DVD, ou Mini-DVD) incrustado no interior do cartão postal. Estes postais digitais podem encontrar-se cada vez mais frequentemente nas lojas de turismo e não será nada surpreendente que daqui a uns tempos se torne usual recebê-los em casa, seja através de amigos e familiares que gostam de expor mais longamente os seus destinos de férias, seja através da publicidade que nos presenteia quotidianamente com as suas inovações e a quem já não escapam as potencialidades dos postais multimédia. 

À semelhança da incerteza que ainda hoje envolve a questão de quem foi o verdadeiro inventor do postal tradicional,  também não se consegue saber ao certo quem foi o pioneiro do conceito do DVD-postal.  As sucessivas pesquisas apontam para o croata Damir Maruscak, psicólogo e director da Janus Multimedia, que patenteou a criação do primeiro postal multimedia em 2001 (a World Intellectual Property Organization confirma-o). No entanto, em França a ideia da combinação do postal com um suporte multimédia é constantemente atribuída pela imprensa nacional a Claude Maidenberg, um jovem empresário e webdesigner - datam de 2005 as primeiras notícias on-line acerca da chamada D-carte


Mais informação sobre Damir Maruscak e o postal multimédia aqui

Mais informação sobre Claude Maidenberg e a d-carte aqui

No comments: