Fig. 1. Postal turístico de Zurique na origem da polémica noticiada pela imprensa internacional no início do mês de Dezembro
"La carte postale touristique est une image policée qui ne semble tolérer aucun débordement. Ceci nous fait dire que le type d'images rencontré sur un tel support est toujours 'neutre' ou 'positif': la photographie de carte postale est une image 'lisse'." Nicolas Hossard, 2005: 40 (Recto Verso Les faces cachées de la carte postale. Paris: Arcadia Editions)
De facto, as imagens dos postais turísticos são habitualmente uma espécie de personagens planas na história da imagem e da publicidade... Conformes às expectativas e aos estereótipos, elas costumam corresponder à linguagem universal das belas paisagens e dos cenários aprazíveis, impecavelmente fotografados. No entanto, há excepções e a provocação e a polémica tão frequentemente lançadas pela linguagem publicitária começeçaram ocasionalmente a contaminar os cartões-souvenir. Um postal turístico de Zurique recentemente posto à venda nos quiosques da cidade (fig.1), e cujo autor é o designer Tristan Hauser, é um desses casos. Representando a cidade através do nome da mesma escrito com cocaína, o designer, que já admitiu a falta de um 'aparelho' crítico na imagem de que é autor, chocou os cidadãos de Zurique, que enviaram inúmeros protestos ao jornal diário Tages-Anzeiger , responsável pelo concurso de postais, do qual Hauser foi um dos vencedores. A imprensa internacional acompanhou o debate em torno deste postal que segundo Frank Bumann, director do Turismo de Zurique e membro do júri do concurso, é apenas "uma alusão divertida" que faz referência a um aspecto da cidade que "é impossível ignorar".
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