Friday, September 11, 2009

O postal no feminino/ Postcards in the feminine

La Fleur, postcard by Alphonse Mucha, 1897

Le coup de la Jarretelle, postcard by Raphael Kirchner, 1915

postcard by Charles Dana Gibson, 1900's

Há quem diga que elas foram as primeiras a coleccionar os postais (Bjarne Rogan, An Entangled Object). Há quem afirme ainda que foram elas que pela primeira vez coloriram estampas à mão, dando origem a uma técnica que seria muito usada nos postais do principio do século (Alain RIPERT, & Claude FRÈRE, La carte postale). Uma coisa é certa: a mulher – ora ilustrada com a elegância e a fineza dos traços de Mucha, ora exibida com a ousadia de Kirchner, ora mostrada com o ar altivo e desdenhoso da Gibson girl – foi um dos primeiros e mais populares conteúdos do recto do postal. Desenhada e também fotografada – ao jeito naif de Charles Reutlinger ou  no tom mais atraente de David Hamilton - , a mulher foi sendo imaginada através do cartão de duas faces, num século que foi cheio de mudanças na percepção da condição feminina. Os ilustradores e fotógrafos mais célebres do postal acompanharam estas mudanças mas sobretudo, como de resto muitos criadores de ontem e de hoje, inspiraram-se na relação firme entre o feminino e a sedução, transpondo-a para o postal. Ao divulgar estes ‘retratos’ de mulheres, o postal depressa se tornou num democrático e popular medium dos trabalhos da art nouveau ou das primeiras fotografias de estúdio. Por outro lado, também foi graças às meninas naives do fim do século XIX ou às pin-up girls dos anos 50 que os postais se tornaram populares e lucrativos objectos de consumo.

There’s people who say that women were the first collecting postcards (Bjarne Rogan, An Entangled Object). There’s also people who state that they were the first responsible for hand-colouring prints, a technique that would be later so often used in postcards, during the beginning of the century (Alain RIPERT, & Claude FRÈRE, La carte postale). One thing is for sure: the woman – illustrated whether with Mucha’s elegance and delicatessen, or with Kirchner’s boldness, or with the proud and disdainful look of the Gibson girl – was one of the first and most popular contents of the postcard’s recto. Drawn and also photographed (in the naïf way of Charles Reutlinger, or in the attractive manner of David Hamilton), the woman has been imagined through the double-sided card, in a century that was plenty of changes in the perception of the feminine condition. Most famous illustrators and photographers have followed these changes but they mainly got their inspiration from the tough relationship between women and seduction, transposing it to postcards. By diffusing these women ‘portraits’, the postcard has soon become a democratic and popular medium for art nouveau works and for the first experiments of the studio photography. On the other hand, it was also due to the turn-of-the-century naïve young woman or to the 50’s pin-up girls, that postcards have became profitable consumer objects. 

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