Sunday, March 21, 2010

Propaganda em postais ilustrados no Brasil (1900/1950)


"Também no Brasil os cartões-postais eram uma febre no início do século XX. Utilizando as mais variadas imagens, temas incontáveis ocupavam a frente dos cartões. À época, a publicidade fez dessa mídia um de seus principais instrumentos, imprimindo mensagens rápidas com chamadas atrativas sobre alimentos, bebidas e remédios ou sobre qualquer outro serviço que então se oferecia. Cada postal funciona como um retrato da vida cotidiana do momento que foi impresso e posto em circulação. Samuel Gorberg, com seu A propaganda no Brasil através do cartão-postal: 1900-1950, nos contempla com um riquíssimo álbum da sociedade brasileira na primeira metade do século passado. São quase dois mil cartões-postais recolhidos de várias coleções e divididos em quinze categorias – do erotismo à religião, passando pela política e pelo esporte".

GORBERG, Samuel. A propaganda no Brasil através do cartão-postal: 1900 – 1950. Rio de Janeiro, S. Gorberg, 2002.
420p.: il. , color. ; 23 x 30cm

(Cortesia: Paulo Bernardo Vaz)