Postais, histórias efémeras da modernidade: este é o título da antologia de textos, que será em breve publicada pela editora norte-america Penn State University Press e que reunirá pela primeira vez um mosaico dos múltiplos olhares científicos suscitados pelo postal, objecto ligado às tecnologias da comunicação, à história da arte, ou a temáticas como a identidade nacional. A julgar pelo título, este livro, dirigido por David Prochaska, da Universidade de Illinois e Jordana Mendelson da Universidade de Nova Iorque, promete fazer jus não só à interdisciplinaridade convocada pelo postal, mas também à multiplicidade que caracteriza a própria noção de moderno. Anunciada como um contributo fundamental para os visual cultural studies, a compilação de artigos abordará o postal na sua relação com a cidade, com os cânones da arte, com o museu, com as técnicas de fotomontagem da avant-garde do século XX, com o colonialismo, ou ainda com as relações israelo-palestinianas... Serão cerca de quinze ensaios, nos quais estão incluídos Les plus belles cartes postales do poeta francês Paul Eluard, e Main Street Looking North from Courthouse Square do fotógrafo norte-americano Walker Evans (estes textos foram respectivamente evocados aqui e aqui). Esta colectânea, que contará com cerca de 250 páginas, tinha publicação prevista para o mês de Março mas, segundo os sites de venda on-line, parece ainda não ter chegado às livrarias.
Postcards, ephemeral histories of modernity: this is the title of an anthology of texts, which will be soon published by the north-american publisher Penn State University Press and which will assemble for the first time a mosaic of multiple scientific approaches evoked by postcards, as objects connected with communication technologies, history of art, or with subjects such as the national identity. If we consider the title, we can suppose that this book, which is coordinated by David Prochaska, from the University of Illinois, and Jordana Mendelson, from the New York University, will not only present the interdisciplinarity convoked by postcards but also the multiplicity that is inherent in the idea of modernity. This compilation of articles, which is announced as an important contribution to visual cultural studies, will study postcards and their connections with the city, the art canons, the photomontage techniques of XXth century avant-garde, the colonialism, or even the relations between Israel and Palestine… There will be about fifteen essays; they include Les plus belles cartes postales by Paul Eluard and Main Street Looking North from Courthouse Square by Walker Evans (both of these articles were evoked here and here). This collection of essays, which will have about 250 pages, was supposed to be published in March but, according to the online retailers, it has not yet been released.
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