Thursday, April 29, 2010

O Bilhete postal em tempo de guerra


A maior parte das inovações em matéria de comunicação traz a marca da actividade militar. Tal é o caso da circulação do bilhete postal em França. Foram as adversidades da guerra com a Prússia (19 de Julho de 1870 - 10 de Maio de 1871) que aguçaram o engenho dos franceses sitiados em várias cidades.

Na cidade de Estrasburgo, cercada pelo exército prussiano (de 13 de Agosto a 28 de Setembro de 1870), a comissão local da Sociedade de Socorros aos feridos obteve permissão para o trânsito de correspondência não fechada destinada aos familiares da população sitiada. Circularam, nessas condições, os primeiros bilhetes postais (Correspondenz-Karten) franceses: não timbrados (mais precisamente, com timbre da Prússia) e com o emblema da Cruz Vermelha (Figura 1: postal enviado de Estrasburgo no dia 11 de Setembro de 1870 e entregue, em Agen, no dia 22 do mesmo mês).


.

Na cidade de Paris, sitiada de 19 de Setembro de 1870 a 28 de Janeiro de 1871, a solução foi mais complexa. A correspondência sobrevoava as linhas inimigas em balões a gás, que saíam, de dia ou de noite, de vários pontos da cidade. Onde quer que pousassem, os tripulantes dirigiam-se ao posto de correio mais próximo. O balão Le Neptune (Figura 2) foi um dos primeiros a ser utilizados. Por exemplo, no dia 23 de Setembro de 1870, percorreu 104 Km e transportou 125 Kg de correio.

Estes postais, timbrados, com uma face para o endereço do destinatário e a outra para escrita, eram em cartão, com um formato de 11 por 7 centímetros e um peso máximo de 3 gramas. Muitos foram recortados pelos próprios utilizadores. Este tipo de postal ficou conhecido como ballon monté (Figura 3: Postal expedido de Paris por balão no dia 7 de Outubro de 1870 e entregue ao destinatário no dia 20 de Outubro de 1870).

Estes bilhetes postais não eram ilustrados. O primeiro postal ilustrado francês parece ter sido criado por Léon Besnardeau, em 1870, a pensar nos soldados acantonados no Campo de Conlie (Le Mans, Sarthe). Não havendo nenhum exemplar circulado, subsistem dúvidas quanto à datação efectiva deste postal. Trata-se, mesmo assim, de um bilhete postal ilustrado concebido em contexto de guerra, com motivos bélicos e para uso de soldados (Figura 4: Postal criado por Léon Besnardaux, supostamente, em 1870).

A não ser francês, o primeiro bilhete postal ilustrado terá sido alemão ou austríaco. Em 1870, o impressor e livreiro Albert Schwartz propõe um bilhete postal ilustrado para fácil e económica utilização por parte dos soldados mobilizados na guerra contra a França. No canto superior esquerdo, destaca-se a figura de um artilheiro prussiano em combate. Há conhecimento de um exemplar, enviado pelo próprio Albert Schwartz a seu sogro, com carimbo de 16 de Julho de 1870. No ano seguinte, Petar Manojlovic, oficial sérvio do exército austríaco, cria um bilhete postal em que uma das faces é completamente ilustrada com um dragão que estende as suas asas desde Istambul até Moscovo. O único exemplar conhecido foi enviado de Viena no dia 19 de Maio de 1871 (Figura 5: Postal de Petar Manojlovic circulado em 1871). É certo que a gravura não é imediatamente de foro militar, mas sob a sombra do dragão espreita o etos guerreiro: os “dragões” são corpos do exército austríaco e as suas asas, bem como o seu voo, são inequivocamente imperiais.

Em suma, os primeiros bilhetes postais, ilustrados ou não, estão, em grande parte, associados às contingências da guerra e aos desígnios da propaganda.

Fontes:

http://www.rexa.fr/

http://www.cartolis.org/histoire.php

http://www.cartophilie.ch/journal/juin%202003.pdf

http://www.multicollection.fr/LES-ORIGINES-DE-LA-CARTE-POSTALE.html

http://cdf-mh.ne.ch/default.asp/4-0-410-8018-362-307-0/

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:OldestAustrianPictPostcard.jpg

http://www.kartki.republika.pl/eng/history_post.html

http://essaysblog.net/the-development-of-postcards/

No comments: