Monday, May 3, 2010

Propaganda e humor mortífero

Na introdução ao livro A Obra de François Rabelais e a Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento, M. Bakhtin esboça uma breve história do riso grotesco. Século após século, da Idade Média até ao modernismo, passando pelo romantismo, o riso tende a perder universalidade, ambivalência, envolvimento, esperança e ímpeto regenerador. Acentua-se, em contrapartida, a vertente satírica, retórica, sentenciosa e sectária. O caldeirão turbulento do tempo de Rabelais cede lugar ao chicote e à vergastada. Outrora aglutinador e contagiante, o riso passa a dividir e a excluir, castiga o indesejável e exorciza a alteridade. Descobre-se arrepiante e sombrio. “O mundo do grotesco romântico é mais ou menos terrível e estranho ao homem. Tudo o que é corrente, banal, habitual, reconhecido por todos, torna-se, num ápice, insensato, duvidoso, estranho e hostil ao homem. O seu mundo transforma-se subitamente num mundo exterior. E o que é familiar e tranquilizador revela, de repente, a sua face terrível. (...) Enquanto que o grotesco da Idade Média e do Renascimento, aparentado à cultura cómica popular, só conhece o terrível nos espantalhos cómicos, isto é no terrível vencido pelo riso” (Bakhtin: 48). As guerras são pantominas delirantes e a morte, sempre omnipresente, é uma morte prenhe, que ri e dança à semelhança das terracotas e dos frescos medievais. Esta morte transitória e ambivalente, a rebentar de vida, tende a ser substituída por uma morte estéril, espécie de portal para o abismo e o vazio, ou seja, por “um grotesco mutilado, efígie do demónio da fecundidade com o falo cortado e o ventre encolhido” (Bakhtin: 62).

Esta referência a M. Bakhtin vem a propósito de alguns postais ilustrados de propaganda circulados durante a primeira República. A História do humor não é porventura tão líquida quanto o sugere a proposta de M. Bakhtin, não deixa, porém, de ser uma tentação procurar aplicá-la a três postais que mostram a República, zelosa e higienista, a escorraçar os indesejáveis à chicotada e à vassourada. Universalidade ou parcialidade? Ambivalência ou univocidade? Comunhão ou alienação? Homeopatia ou exorcismo da diferença? Regeneração ou exorcismo? Esperança ou melancolia? Abertura ou abismo? Dobra festiva ou sombria? Riso pantagruélico ou satírico? Folia ou angústia? Humor carnavalesco ou “humor mortífero”, para retomar a expressão de Jean Paul Richter?...

Estes postais contêm caricaturas. As caricaturas, tal como as caretas e as paródias, derivam, segundo M. Bakhtin, da máscara, que “exprime a alegria das alternâncias e das reencarnações, a alegre relatividade, a alegre negação da identidade e do sentido único, a negação da coincidência estúpida consigo mesmo; a máscara é a expressão das transferências, das metamorfoses, da violação das fronteiras naturais, da ridicularização, dos sobrenomes; a máscara encarna o princípio do jogo da vida” (49). Até que ponto a máscara, tal como a entende M. Bakhtin, se ajusta a estas caricaturas?

Referências:

Bakhtine, Mikhaïl (1970), L’Oeuvre de François Rabelais et la culture populaire au Moyen Âge et sous la Renaissance, Paris, Gallimard.

Richter, Jean Paul (1804), Cours préparatoire d’esthétique, Lausanne, l ‘Âge d’ Homme, 1979.

Ventura, António (2010), Os Postais da Primeira República, Lisboa, Tinta da China e Centenário da República 1910-2010.

No comments: