Monday, July 26, 2010

Postais entre comunicação, publicidade e cinema - Postcards between communication, advertising and cinema

Verso do postal publicitário da exposição Tournages na Cinemateca Francesa, editado pela Cart'Com – Verso of the advertising postcard of the exhibition Tournages in the Cinémathèque Française, published by Cart'Com

Caixa de correio “gratuita” na Cinemateca Francesa, “Free” Mailbox in the Cinémathèque Française

A relação do cinema com o postal é quase tão antiga quanto a sua relação com o poster. Ambos os suportes de reprodução servem para divulgar os filmes em cartaz. È verdade que o poster cinematográfico, exposto na fachada dos cinemas e vendido nas lojas e livrarias de cinéfilos, se inscreve numa tradição ainda mais forte: a expressão "filmes em cartaz" é esclarecedora quanto à proximidade da sétima arte com o formato do poster.

Mas o postal foi desde cedo adoptado como miniatura do poster: hoje, nos tempos do dvd e das imagens electrónicas, é ainda assim que o postal é usado, como foi referido aqui. Nas últimas décadas, o hábito foi avivado pelo advento dos postais publicitários gratuitos, que sistematicamente oferecem o cartão duplo de 10cm*15cm aos cinéfilos que, por exemplo, desejam conservar um "souvenir" material do filme que acabaram de ver. A Cinemateca Francesa é uma das muitas instituições de cultura a juntar cinema e postais, e muito particularmente cinema e postais gratuitos; nomeadamente fê-lo no âmbito da sua última exposição temporária Tournages, que termina no próximo dia 1 de Agosto. Esta campanha não se limitou, no entanto, como habitualmente, a oferecer o suporte - editado neste caso pela Cartcom, a pioneira empresa de postais publicitários em França - mas encarregou-se igualmente do envio. Quem quer que visite esta exposição de fotografia das rodagens e dos estúdios de Hollywood, Paris e Berlim durante as primeiras décadas do século XX poderá não só guardar o postal que reproduz o cartaz da exposição, mas também enviá-lo gratuitamente (com algumas palavras e a quem desejar) a partir da Cinemateca.

The relationship between cinema and postcards is almost as ancient as the relationship between cinema and posters. Both media serve to divulge movies, which are being showed. We admit that movies posters, exposed in the facade of cinemas and sold in shops and bookshops for cinephiles, are part of a stronger tradition. Although, postcards have been adopted as miniature posters: today, in the time of dvd and digital pictures, postcards are still used in this way, as it has been commented on here. In the last decades, the trend has been vivified by the emergence of advertising postcards that systematically offer a 10cm*15cm double card for cinephiles who want to have a souvenir of the film they have just watched. The French Cinématèque is one among several cultural institutions, which joins cinema and postcards, and particularly cinema and free postcards; namely they have showcased this concept at the temporary exhibition Tournages, which will be open to the public until the 1st of August. This campaign has not only offered the postcards – published by CartCom, a pioneer freecards publisher in France - but provided also the stamp, for free. The visitors of this photography exhibition about movies shootings in Hollywood, Berlin and Paris from the first decades of XXth century are not only able to keep the postcard with the reproduction of the poster announcing the exhibition, but also to post it in the Cinémathèque for free.

No comments: